Planejamento e Controle de Manutenção
A estratégia chave no setor de manutenção! Já não é mais novidade que o Planejamento de Manutenção é uma peça chave no setor estratégico da manutenção, pois ele garante a disponibilidade e confiabilidade dos ativos, de forma produtiva. Pensando nisso a MAJU ENGENHARIA traz a solução ideal aos seus clientes. Implantação e terceirização do setor de Planejamento de Manutenção. Terceirize seu PCM.
Planejamento de manutenção
✓ E a gestão correta, que potencializa a diminuição de falhas e minimiza os problemas decorrentes à estruturação da equipe.
✓ Ociosidade da equipe, tornando-se de extrema importância para possibilitar o aumento do lucro através do aumento da produtividade.
✓ Diminuição do número de falhas e do tempo de interrupção.
✓ O planejamento de manutenção trabalha com duas frentes principais distintas: Manutenção Não planejada e Manutenção planejada
Manutenção Não Planejada (Manutenção Corretiva com Quebra)
É a correção realizada em um componente ou equipamento que apresenta desempenho menor do que o esperado ou da falha de maneira aleatória. Principais desvantagens desta manutenção são as perdas de produção, instalações inoperantes, danos ao meio ambiente e elevados custo para compra de peças, serviços e mão de obra. É analisada como um problema para as empresas e organizações, pois uma falha seja ela qual for implicara diversos contratempos na linha de produção, ou seja, equipamentos parados não apresentam resultados. Trabalhamos com objetivo de minimizar ao máximo este tipo de manutenção.
Manutenção planejada
É um conjunto de atividades agendadas baseadas no tempo que buscam prever e/ou reduzir taxas de falhas. Objetiva estabelecer e manter as condições ótimas do processo e dos equipamentos, devendo ao mesmo tempo ser eficiente e eficaz no custo.
Principais benefícios; Permite estabelecer procedimentos para planejar, executar, monitorar e controlar os recursos de manutenção;
✓ Fornece um plano de manutenção eficiente com tratativas corretas para os equipamentos;
✓ Permite que o uso de mão-de-obra seja o mais aproveitado possível, buscando a maior eficiência;
Ganho de tempo de reparos coordenados em campo;
✓ Reduz o tempo necessário de paradas críticas ou revisões necessárias;
✓ Reduz os custos de manutenção; Reduz falhas de emergência.
Manutenção Preventiva:
É a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado com atividades e periodicidade definida.
Tipos de atividades de manutenção Preventiva:
✓ Inspeção de rota;
✓ Lubrificação;
✓ Manutenção Periódica;
✓ Manutenção corretiva programada.
Indicadores de Manutenção
São dados ou informações essencialmente numéricas, que representam um determinado fenômeno / acontecimento e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados.
A criação de Indicadores e a apresentação em Relatórios Gerenciais facilitaram bastante a visualização e o melhor direcionamento das ações a serem tomadas pela Manutenção.
Desta forma utilizaremos os indicadores de "Índices de Classe Mundial", denominados dessa forma, por serem os indicadores mais utilizados pelas empresas do mundo.
Indicadores:
✓ MTBF (Mean Time Between Failures ou Tempo Médio Entre falhas)
✓ MTTR (Mean Time Between Repair ou Tempo Médio Entre Reparos)
✓ Disponibilidade de manutenção, Custo de manutenção.